Plano Diretor UFRJ: que universidade está sendo projetada?

Não posso deixar de publicizar algumas enormes preocupações sobre o Plano Diretor da UFRJ que será examinado como texto base no Consuni que se realizará amanhã, 10 de abril.

Em relação a transferência das unidades da Praia Vermelha (PV) para o Fundão, penso que é um debate legítimo que tem de ser feito de forma argumentada, dialógica, democrática, mas tenho fortes dúvidas se isso está assegurado no Plano Diretor. Preliminarmente, o Documento propõe que o objetivo é concluir o plano de ocupação da Cidade Universitária, logo, as demais instalações, embora "livres" para decidir o seu futuro, estão fora dos parcos investimentos futuros. Em outros termos, são livres para viverem nos escombros, se assim desejarem. Quem é livre para decidir em estado de profunda privação?

Vejam algumas das diretrizes para a PV (os excertos entre aspas constam no documento):

Embora o Documento afirme que "Estarão descartadas transferências que não tenham sido discutidas e deliberadas pelas unidades interessadas" e que o Plano pretende "Assegurar condições para um amplo processo de discussão a respeito da transferência ou não para a Ilha da Cidade Universitária", a seção sobre a PV tem como eixo básico a meta de:

  • "Criar condições para a transferência (da PV, qualificada como "área nobre e em acelerado processo de valorização") para a Ilha da Cidade Universitária".
  • "Planejar os usos do Palácio Universitário" (7.4) e a "Planejar integradamente o patrimônio da Praia Vermelha" (7.5), destacando-se nesta última a avaliação da "hipótese de eliminação de prédios".
  • Existem, entre outras, propostas para a edificação, na Praia Vermelha, de prédios para uso do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e para criação do Museu da Energia, para a edificação de um prédio para centro cultural e sede de empresas públicas e privadas, para a implantação de um hospital privado e para um prédio para laboratórios e consultórios médicos. [grifos meus].

[A propósito de que essas empresas apresentaram propostas? Existe algum edital de cessão ou algo assim?]

Não quero fazer pré-julgamentos, ao contrário, quero discutir os fundamentos desse Plano. Há muito mais questões a debater sobre o Plano, como a redefinição de áreas de conhecimento etc. Está em questão um conceito de universidade que sempre se expressa no uso do território e de uso público de seu patrimônio. No caso específico da PV, proponho que as suas unidades examinem a possibilidade de solicitarem formalmente o adiamento da deliberação do Plano pelo CONSUNI, visto que, a não ser que eu esteja mal informado, pouco ou nada discutimos sobre isso. Sugiro, ainda, que façamos uma reunião geral para uma avaliação mais ampla da questão.

Abraços

Roberto


Backlinks


Adicionar um Novo Comentário
ou Entrar como usuário do Wikidot
(não será publicado)
- +

Blog


Agregar uma página de blog


Tags

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License